sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

neurose<<< queima de neurônios (parte 1)



o abuso de drogas
todos nós estamos familiarizados com as drogas em pelo menos um dos dois contextos: drogas prescritas por um médico para serem tomadas por motivos relacionados à saúde ou drogas que são usadas sem supervisão médica e ultilizadas inadequadamente por motivos alheios à saúde. o primeiro contexto é um uso socialmente aceito e portanto legal, enquanto que o outro, apesar de evidente, é proibido e ilegal.
a definição mais simplis de uma droga é a de uma substância química que causa um efeito num sistema vivo. existem implicações farmacológicas e toxicológicasdesta definição tão ampla. farmacologia e toxicologia são dois ramos da ciência médica relacionados entre sí que estudam os efeitos das substâncias químicas nos sistemas vivos. a farmacologia diz respeito às substâncias químicas que causam efeitos desejáveis. a toxicologia está mais relacionada aos efeitos de todas as substâncis quimicas, sejam elas úteis ou nocivas.
a definição básica de um droga é frequentemente modificada para afirmar também que as drogas, em contrste com outras substâncias quimicas, podem causar efeitos desejáveis ou úteis. "desejável", porém, é um valor muito subjetivo e idividual que não permite o discenimento entre o uso médico ou não.
o que, então, distingui o uso do abuso?
uso>quando usada para beneficiar a saúde, exemplo (ajustar a pressão sanguinea); quado supervisionada e testada pelos orgãos competentes governamentais exemplo (testes para saber a frequência, adosagem e como deve ser usada, se interage com outras drogas ...)
abuso>o uso de drogas sem supervisão médica por motivos não relacionados à saúde. o abuso de drogas tem tambem uma conotação de prejuíso à sociedade mesmo quando a legalidade não está em questão. exemplo (o consumo do tabaco não é ilegal, devido a um processo de aceitação descrito como domesticação. isto quer dizer que o consumo do tabaco foi admitido como uma questão de escolha pessoal antes que suas reais consequências fossem inteiramente conhecidas. o seu abuso está tão amplamente disseminado que a esta altura seria muito difícil aplicar restrições legais
como resultado a sociedade adotou uma postura "longe dos olhos, longue do coração" como forma de limitar o uso do tabaco a educação tem sido enfatizada como um meio de de cocientizar as pessoas sobre as consequencias à saúde decorrentes do fumo. outro meios utilizados para reduzir a aceitação e o apelo ao consumo do tabaco são a diminuição da publicidade em torno dos produtos correspondentes a inscrição de fotos de pessoas e crianças hospitalizadas devido a doenças causadas pelo fumo no verso dos maços de cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário